Carregando Notícia
Curiosidades

Gosto ruim e amargo na boca, saiba se isso é sinal de preocupação

Esse gosto amargo na boca é muito comum. E ele pode ter várias causas

PUBLICIDADE

É comum que algumas pessoas se queixem de gosto amargo na boca. Geralmente após comerem algo amargo ou de passarem um tempo sem ter como escovar os dentes por estar na rua ou algo semelhante, mas ao contrário do que muita gente pensa, os motivos que podem levar a isso são variados e pode sim, ter a ver com a má higienização bucal mas também com algo mais sério, até problemas mais graves de saúde.

PUBLICIDADE

Para os fumantes, a causa pode ser o cigarro, responsável por deixar a boca com o gosto amargo após o fumo.

Quando o gosto amargo é causado por algo mais simples logo passa, é só comer algo ou beber água. Mas caso isso persistir é necessário que se procure um médico e investigue o que pode estar acontecendo no organismo.

Nessa notícia iremos abordar algumas das possíveis causas para o problema.

A primeira causa e mais conhecida é a má higienização bucal. Nesse caso, acontece principalmente quando acordamos (por conta do acúmulo de saliva e da proliferação das bactérias que estão presentes na língua durante a noite).

Para eliminar esse problema basta escovar bem os dentes e tentar usar com frequência o fio-dental e escovar a língua.

Outra possível causa para o problema é o uso de remédios tarja preta, antidepressivos ou antibióticos. É comum que o gosto desapareça em poucos minutos, mas se persistir, marque uma consulta com o seu médico.

No período de gravidez, as mulheres também costumam reclamar de um gosto semelhante ao metálico na boca (geralmente no primeiro trimestre) por conta das alterações hormonais que corpo da mulher acaba sofrendo.

Para aliviar um pouco essa questão se essa for mesmo a causa, é bom que a grávida ingira ou coloque na boca alguma coisa de limão (picolé, sacolé, suco). Isso pode ajudar a diminuir o gosto amargo da boca.

O uso de suplementos vitamínicos também pode causar gosto amargo na boca por conta da quantidade de substâncias metálicas que o compõem. É comum que quando o organismo absorva o suplemento vitamínico o gosto apareça, mas costuma desaparecer depois de alguns minutos.

Assim como nos outros casos, caso não desapareça, é bom procurar um médico especialista para fazer uma avaliação e ver se não há algum problema maior, no intestino, por exemplo.