Carregando Notícia
CuriosidadesSaúde

Este teste com a mão pode apontar uma doença cardiovascular e te salvar

Fique atento a esse teste e proteja sua saúde!

PUBLICIDADE

Você já deve ter ouvido falar sobre o conhecido Aneurisma da Aorta, mas, talvez não saiba do que se trata nem do risco de ser fatal.

PUBLICIDADE

Os aneurismas, de forma geral, podem se formar em qualquer artéria do corpo, como as ilíacas ou femorais, incluindo artérias do cérebro. Mas o mais comum é se desenvolverem na aorta, já que é a maior artéria do corpo, iniciando no coração, passando pelo tórax e terminando no abdômen. Ela é a responsável por levar o sangue arterial, rico em oxigênio, do coração para as outras partes do corpo.

Já que a artéria possui uma grande extensão, o aneurisma da aorta pode surgir em qualquer uma das suas partes, como na aorta torácica ou abdominal (nesse caso, geralmente não causa qualquer sintoma ou problema de saúde). Entretanto, apesar do próprio aneurisma não ser algo muito confortável, o que pode tornar tudo pior é o seu rompimento, causando uma hemorragia interna grave e colocando a vida em risco em poucos minutos.

Sintomas de aneurisma da aorta

O aneurisma de aorta, na maioria dos casos, não gera qualquer tipo de sintoma específico e só é identificado durante os exames médicos de rotina, como tomografia, ou quando acaba se rompendo.

Mas, se o aneurisma crescer muito, pode afetar regiões do entorno, como nervos, músculos ou outros órgãos, e levar ao surgimento de sintomas mais específicos, de acordo com a região da aorta afetada, que inclui:

1. Sintomas de aneurisma de aorta torácica

Neste tipo, os sintomas são:

  • Dor forte/intensa no peito, que pode se expandir para a parte inferior das costas ou abdômen;
  • Falta de ar;
  • Chiado no peito ao respirar;
  • Dificuldade para respirar ou engolir;
  • Rouquidão;
  • Tosse.

Embora mais raro, também pode surgir tosse com sangue devido ao sangramento no pulmão.

2. Sintomas de aneurisma da aorta abdominal

Os sintomas desse tipo são:

  • Dor abdominal ou na lateral do abdômen;
  • Sensação de pulsação no abdômen;
  • Sensação de estômago cheio mesmo comendo pouco;
  • Dor forte nas costas ou na região lateral;
  • Dor na região do glúteo, virilha e pernas.

Como confirmar o diagnóstico

Antes de fazer o teste proposto, lembre-se que apenas um médico pode te diagnosticar. Não abra mão do acompanhamento especializado. E não tarde em fazer isso caso tenha mais de um dos sintomas descritos acima já que quando o aneurisma da aorta se rompe geralmente causa uma hemorragia interna grave, levando a morte em poucos minutos.

Depois dos esclarecimentos, vamos ao teste:

O teste é conhecido como “teste da palma-polegar” e pode ser realizado de maneira rápida e é muito certeiro. Foi desenvolvido por médicos de Yale e só tem a te ajudar. Ele consiste em esticar a palma da mão e tentar levar o dedo polegar à extremidade oposta, conforme na ilustração abaixo.

Caso seu polegar vá além da borda da mão é sinal de que há um risco eminente de desenvolver o aneurisma da aorta.