Carregando Notícia
Curiosidades

Conheça algumas curiosidades sobre o café que você não sabia

Existem diversas curiosidades sobre o café que é muito interessante, e é bem provável que você não conheça. Descubra agora:

PUBLICIDADE

Na hora de comprar um bom café, muitos de nós acaba dando a preferência sempre para o grão do exterior, seja apenas para provar ou por acreditar que neles existem uma qualidade superior. É sim verdade que muitas dessas torras estrangeiras são deliciosas e bastante valorizadas no mercado, mas, saiba que o café brasileiro não está nenhum pouco atrás. No nosso pais estão algumas das melhores e mais saborosas opções do mundo, afinal somos o país que mais produz café no mundo.

PUBLICIDADE

O fruto do café

Você algum dia já imaginou que o café que consumimos é simplesmente a semente de um fruto? É isso mesmo que ouviu, o “pé de café” é, na verdade, uma fruta chamada cereja. São exatamente as sementes desse fruto que passam por todo o processo de torra, para só então serem moídas. O pó é o produto final que chega ao consumidor.

Recentemente, algumas empresas começaram a buscar algumas formas de reaproveitar toda a parte descartada na produção do café, pois a famosa cereja do café pode ser também usada para produzir farinha. Essa farinha não tem nenhum gosto de café, mas ela adiciona alguns tons cítricos, adocicados ou com gosto fruta torrada aos produtos que são feitos a partir dela.

Os animais e o café

Tem está gostando das curiosidades apresentadas até aqui? Por acaso, você já sabia da existência de alguma delas? Você sabia que atualmente é possível fazer o café a partir das fezes de alguns animais? Os elefantes e as civetas são animais que se alimentam da cereja do café e, através das fezes produzidas por esses animais, são produzidos os cafés mais caros e cobiçados do mundo. Exemplo disso é o c café Kopi luwak qye ´produzido a partir das fezes da civeta.

Quando a civeta ingere a cereja do café, a semente se submete a um processo chamado de fermentação em seu corpo e as suas fezes são usadas para a produção do muito caro café Kopi luwak, que as vezes costuma chegar a US$700 por 500 gramas. Já o café Black Ivory é produzido a partir das fezes dos elefantes. Só para você ter a ideia do quão caro esse produto pode chegar no mercado, 30 gramas de Black Ivory custam cerca de US$85! Segundo alguns, o sabor é “quase como um chá, não amargo, com notas de cacau, tamarindo, tabaco e couro”.

Redação

34 anos e cursando jornalismo em SP, já trabalho com notícias por aproximadamente 10 anos. Aqui cubro todas as notícias sobre o transito, capitais do país, reality shows e diversos assuntos diferentes. Email: [email protected]