Carregando Notícia
CuriosidadesSaúde

Atenção: Especialistas apontam novo efeito colateral ligado ao uso da pílula anticoncepcional

Sabemos que a pílula anticoncepcional é um grande aliado das mulheres, mas, é muito importante ter cuidado.

PUBLICIDADE

Sabemos que o anticoncepcional é realmente um grande aliado das mulheres no que diz respeito a evitar a concepção. No entanto, é fato também que apesar de ser um medicamento que auxilia muito todo o público feminino, ele também tem alguns efeitos muito colaterais e desagradáveis que estão identificados na própria bula do remédio. Recentemente, essa lista também acabou aumentando conforme as informações de alguns especialistas.

PUBLICIDADE

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Melbourne, que fica localizada na Austrália, afirmou ter descoberto recentemente um efeito colateral novo que está diretamente associado ao uso da pílula anticoncepcional. O resultado dessa pesquisa mundial já foi publicado no dia 16 de agosto, na revista Adaptive Human Behavior na Physiology. No total, cerca de 278 estudantes de 21 países diferentes participaram do desse grande estudo.

Os participantes desse estudo tiveram que responder a um grande questionário com o tema relacionados a libido, a autoestima e também a motivação ao longo de um período de cerca de 28 dias do ciclo menstrual. Entre todas as pessoas que participaram dessa pesquisa, 86 faziam um uso regular da pílula contraceptiva ou então utilizavam outros métodos como é o caso do implante hormonal e adesivo. Já cerca de 192 não faziam uso de nenhum método hormonal no momento.

Segundo as informações que foram divulgadas, as mulheres que tinham um ciclo menstrual bem regular sem nenhum uso de qualquer tipo de hormônio artificial, se sentiam muito mais motivadas, confiantes e também muito competitivas no meio do ciclo e também durante a fase de ovulação. Contudo, as outras demais participantes que realmente estavam fazendo uso da pílula anticoncepcional relataram que se sentem bem menos motivadas e menos competitivas em média cerca de seis vezes mais se comparado com as outras durante o mesmo período mensal.

Vale também ressaltar aqui que, esse foi o primeiro estudo que procurou associar a motivação das mulheres ao seu ciclo menstrual. A pesquisa também sugere que o meio do ciclo da mulher também pode ser o momento ideal para aquelas que realmente não fazem uso de hormônios marcarem alguns compromissos importantes, como é o caso de uma entrevista de emprego ou até mesmo a realização daquelas atividades bem desafiadoras.

Lindsie Arthur-Hume, que é a responsável pela pesquisa, também reconheceu que existem algumas limitações nesse estudo e que o tema realmente tem que ser explorado muito mais a fundo. É muito importante também frisar que a pesquisa teve uma quantidade bem limitada de participantes e só foi realizada com o intuito específico de observação.

Redação

34 anos e cursando jornalismo em SP, já trabalho com notícias por aproximadamente 10 anos. Aqui cubro todas as notícias sobre o transito, capitais do país, reality shows e diversos assuntos diferentes. Email: [email protected]