Carregando Notícia
Curiosidades

Arquiteto ensina a fazer uma piscina com pallets, gastando apenas 300 reais

O arquiteto alemão Torben Jung usou seu conhecimento básico para desenvolver uma piscina feita com pallets, lona e outros materiais recicláveis, dessa forma o valor fica bem acessível

PUBLICIDADE

Antes de saber como construir uma piscina, devemos entender como elas surgiram e sua origem.
O nome piscina vem da palavra L. PISCES que significa peixe, no início as piscinas nas casas romanas não eram feitas para a praticar natação, mas sim para criação de peixes.

PUBLICIDADE

As piscinas marcaram presença cultura mundial desde 2600 A.C. e sua primeira construção elaborada desse tipo foi provavelmente “Os Grandes Banhos de Mohenjodaro”, é um antigo e planejado local de banho no Paquistão feito de tijolos e coberto por gesso. Os relatos são que as primeiras piscinas públicas eram grandes tanques encontrados em pirâmides no Antigo Egito, sendo essas as construções que mais se aproximam das piscinas atuais.

Porém, Mohenjodaro provavelmente não foi originalmente criado para a prática do banho e natação em geral. Segundo os estudiosos, ele acreditam que era usado em cerimônias religiosas, como o batismo por conta da propagação do Cristianismo na idade média. Com o tempo as piscinas passaram a ser pias batismais, mas a prática religiosa ganhou o gosto do povo e os chamados ‘’ tanques’’ foram adaptados ao lazer da população.

No século XVII já existiam alguns balneários com piscinas públicas, mas como a água não era tratada as pessoas que frequentavam os balneários e usufruíram as piscinas ficavam expostas a várias doenças.

O surgimento da natação

As piscinas começaram a ser tratadas penas após o surgimento e a prática da natação, pois os atletas exigiam uma higiene melhor por conta que eles usam frequentemente as piscinas e não poderiam ficar expostos a doenças. Antigamente até os dias atuais, as piscinas são referências de lazer e diversão e através da prática dos esportes aquáticos, como a natação e o biribol, começaram a ganhar destaque em campeonatos mundiais.

Atualmente o tratamento das piscinas é totalmente diferente, a preocupação e cuidados com a higiene devem ser tomados são primordiais, isso acontece antes mesmo do cliente adquirir uma piscina deve ser alertado e informado sobre todos os cuidados necessários.

No Brasil, o verão anda atingindo facilmente temperaturas acima de 30˚C. e tudo que queremos nesse calorzão é uma boa piscina para se refrescar. Porém, sabemos que construir uma piscina em casa custa bem caro e está longe da realidade da maioria das pessoas.

Como construir uma piscina em casa?

O arquiteto alemão Torben Jung usou seu conhecimento básico para desenvolver uma piscina feita com pallets, lona e outros materiais recicláveis, dessa forma o valor fica bem acessível. A produção dessa piscina tem em torno de R$ 300,00 e algumas horinhas de trabalho.

A melhor parte é que Torben divulgou o passo-a-passo no seu Facebook, ele usa as fotografias e um vídeo da construção para que todos tenham uma piscina para chamar de sua.

Já aqui no Brasil, o casal Raphael e Maria Luiza de Campo Grande também investiram na criação artesanal da piscina e gastaram aproximadamente R$600,00. O casal junto com os cunhados, usaram no projeto cerca de 30 pallets, sendo que eles foram desmontados e montados novamente para ficarem mais juntos impedindo possíveis vazamentos. Além disso, colocaram uma armação por baixo da lona para ajudar na resistência e um filtro para permitir a autolimpeza da piscina.