Carregando Notícia
CuriosidadesSaúde

8 sinais dados pelo seu corpo que podem indicar um aumento no nível de estrogênio

O corpo, na maioria das vezes, costuma dar sinais do que não correto; isso não é diferente quando há excesso de estrogênio.

PUBLICIDADE

Todo o nosso corpo funciona com base em altas e diminuições de hormônios. O estrogênio é o hormônio responsável por induzir o desenvolvimento de traços femininos e a ovulação da mulher.

PUBLICIDADE

Para a manutenção de uma vida saudável, é importante manter os níveis de hormônios todos bem equilibrados, e com o estrogênio não é diferente. O excesso dele pode causar sérios problemas, incluindo o câncer. Mas, felizmente, nosso corpo sempre nos alerta quando algo está em desequilíbrio. No caso do estrogênio, são esses sinais que descreveremos aqui que você deverá observar.

Segundo especialistas, algumas das razões que podem levar ao desequilíbrio hormonal são: a puberdade e a alimentação inadequada.

Agora vamos aos sinais:

1. Humor

O humor é um dos primeiros sinais do excesso de estrogênio. Nesse caso, o humor se assemelha com o da TPM, só que fora de época.

2. Inchaço e sensibilidade nos seios

A mudança nos seios também pode estar relacionada com o estrogênio. Eles, apesar de não ser muito comentado, podem nos dar vários sinais a respeito da nossa saúde e dos nossos ciclos: como menstruação, gravidez e algumas vezes também dar sinais que evidenciam o câncer de mama.

3. Nódulos fibrocísticos nos seios

Os nódulos são sinais graves do excesso desse hormônio. Juntamente com as dores e a sensibilidade, caso haja a presença de nódulos, é de suma importância procurar um médico especialista o mais rápido possível.

4. Perda de cabelo

A perda de cabelo é um sinal que afeta diretamente as mulheres por estar relacionado a autoestima. Caso você perceba o seu cabelo caindo mais do que o que deveria, procure um médico.

5. Aumento de peso

Para quem está sentindo mais fome que o normal ou mesmo em dieta continua ganhando peso, é bom ficar em alerta.

6. Exaustão

Uma mulher exausta é algo muito comum, principalmente depois de um longo dia de trabalho ou uma semana corrida, mas, a partir do momento em que a exaustão se mantém mesmo sem nada ter mudado na rotina, o corpo pode estar dando alerta sobre os níveis hormonais.

7. Alteração no sono

O estrogênio em níveis elevados também pode causar cansaço durante o dia e insônia durante a noite.

8. Menstruação irregular

Segundo especialistas, o estrogênio é um dos hormônios que mais atuam no período menstrual. Sendo assim, quando este hormônio está fora do normal, a menstruação tende a ficar irregular.

 

Caso você tenha apenas um desses sinais, não precisa se preocupar. Isolados eles são comuns, mas caso tenha muitos juntos, é de suma importância procurar um médico especialista.