Carregando Notícia
CuriosidadesSaúde

5 sinais iniciantes que podem indicar câncer de garganta e não devem ser ignorados

Esse tipo de câncer pode comprometer a faringe, a laringe, o esôfago e amígdalas

PUBLICIDADE

O câncer, de qualquer tipo, é uma doença silenciosa e muito devastadora. Infelizmente, geralmente, quando se descobre já está num estágio muito avançado (com a famosa metástase) e com uma média de sobrevida um pouco baixa. O câncer é uma doença em que células da região começam a sofrer mutação e não param de se multiplicar. No caso do câncer de garganta, essa proliferação das células podem atingir a laringe, faringe e amígdalas. A enfermidade pode acometer qualquer pessoa, mas tem um índice de desenvolvimento mais elevado em fumantes ou em pessoas que sofreram com ataque de HPV – papilomavírus humano.

PUBLICIDADE

Saber sobre os sintomas da enfermidade é algo extremamente importante, já que nos indica quando é necessário buscar ajuda profissional com urgência. A descoberta precoce da doença aumenta muito as chances da cura no paciente.

Vale ressaltar que apesar das dicas listadas aqui, somente o médico pode dar o diagnóstico correto e prescrever o tratamento necessário.

Fique atento e procure o médico sempre que perceber que alguma coisa não aparenta estar bem. Nesse artigo iremos listar alguns sinais que precisam te deixar alerta, já que podem indicar a ocorrência do câncer de garganta.

Dor de garganta

A dor de garganta  é, normalmente, associada a infecções, mas, é preciso acender o sinal de alerta caso o quadro seja persistente ou se não estiver sendo resolvido com antibióticos comuns. Nesses casos é importante buscar ajuda médica para uma avaliação o quanto antes.

Rouquidão ou alteração na voz

O crescimento de células mutantes na garganta pode ser primeiramente identificado quando provoca problemas nas cordas vocais. Por essa razão, um dos primeiros sinais visíveis da enfermidade são alterações que ocorrem no tom de voz da pessoa e no timbre vocal também. A rouquidão prolongada também pode ser motivo de alerta.

Mau hálito

Caso seja algo constante e não se resolva com uma boa higienização da boca, é bom ficar alerta. Embora não seja um motivo de alerta, é importante dizer que pessoas com câncer de garganta costumam apresentar dificuldade para o controle do mau hálito.

Sensação de sufocamento

Essa sensação ocorre por conta da obstrução das vias respiratórias, e pode acontecer na presença de tumores.

Protuberância no pescoço

O sintoma pode estar relacionado a diversos motivos, especialmente com tumores, pois podem acabar se espalhando nos gânglios linfáticos.