Carregando Notícia
CulináriaCuriosidadesNotícias

Você gosta de Goiaba? Então você precisa saber disso urgente

Aquele “bicho da goiaba” na real são larvas de uma mosca. Elas chegam ao interior da fruta ainda no formato de minúsculos ovos que se tornarão filhotes

PUBLICIDADE

Quer saber de onde vem o o bicho da goiaba e se pode ser ingerido? E por onde ele entra ou seja, como vai aparecer dentro da fruta? Essa pode ser uma ótima dúvida. Aquele “bicho da goiaba” na real são larvas de uma mosca. Elas chegam ao interior da fruta ainda no formato de minúsculos ovos que se tornarão filhotes de um inseto conhecido por mosca-da-fruta.

PUBLICIDADE

Após serem fecundadas, essas moscas perfuram as cascas não só da goiaba, como também de diversas outras frutas, para colocar seus ovos no interior. Um estudo realizado pela Revista científica Agricutural Entomology encontrou 13 espécies varias de apenas um gênero da mosca da fruta atuando em pomares de goiaba. Ou seja, são várias espécies diferentes que colocam suas larvas dentro da goiaba.

Com uma espécie de ferrão localizado no abdômen, a mosca-da-fruta quebra a casca e deixa seus ovos dentro do fruto. Esses ovos se transformam em larvas que se alimentam da polpa da fruta e vão abrindo nela túneis onde passam a morar.

Isso deixa favorável a proliferação de bactérias que aumentam o apodrecimento da fruta. Para essas larvas, esse processo é de extrema importância, pois a casca fica permeável, permitindo a entrada de mais ar e deixando mais fácil sua respiração.

Quando a fruta cai da árvore, a larva se enterra alguns centímetros no solo para seguir seu desenvolvimento no estágio de pupa, um período intermediário anterior da metamorfose total. Após cerca de dez dias, ela finalmente se transforma em uma mosca.

Pode comer bicho da goiaba?

Apesar de ser bem nojentinho, ingerir bicho da goiaba não trará nenhum mal, a não ser para o o pobre animal. Nosso suco gástrico é mais do que capaz de acabar com esse bichinho em questão de minutos. Além disso, ele só come goiaba e não sai da fruta. Então praticamente tem as mesmas propriedades da fruta. Aliás, encontrar um bicho da goiaba nem é tão negativo assim, pois indica que aquela fruta é livre de agrotóxicos, que fazem muito mais malefícios do que comer qualquer bichinho inofensivo.

Muitas pessoas não sabem, mas bicho de goiaba tem nome: é bigato. Quando criança, perguntavam: quando você morde a goiaba, prefere encontrar um bicho, meio bicho ou nenhum bicho.