Carregando Notícia
CulináriaSaúde

Sabe do que são feitos os nuggets de frango que dá ao seu filho? Você nunca mais vai deixar eles comerem!

Certamente vocês conhecem essa comida que pode ser adquirida em redes de fast food ou em versões congeladas para fritar em casa

PUBLICIDADE

O problema dos nuggets de frango não são as partes do animal, que incluem todo tipo de vísceras, mas sim os conservantes e aditivos adicionados a ele. Em todos os casos, o produto tem uma boa quantidade de dextrose ( açúcar adicionado ), as dez unidades contêm 900 mg de sódio antes de serem fritas, muito acima da dose diária recomendada.

PUBLICIDADE

O Dr. Richard deShazo, professor de pediatria e medicina do Centro Médico da Universidade do Mississippi, EUA, na nota de pesquisa publicada no The American Journal of Medicine: “Nuggets de frango, chame-os de saborosos, chame-os de crocantes, chame-os de alimento rápido e conveniente. Mas talvez você não deva chamá-los de ‘frango. Nossa amostra mostra que alguns nuggets de frango disponíveis comercialmente (nos Estados Unidos) são na verdade nuggets de gordura”.

Segundo Richard e seus colegas falam que “o nome deles é um nome impróprio” , pois analisando com os outros nugggets , podem existir 50% da sua composição tenha carne, o resto da composição era ingredientes como ossos, nervos e de tecido conjuntivo.

O Conselho de Frango Nacional dos EUA, National Chicken Council, diz que não pode fazer certas conclusões “cientificamente justificáveis sobre uma categoria inteira de produtos levando em consideração um tamanho de amostra de dois produtos. Os nuggets com sabor frango tendem a ter um teor grande de gordura porque são à milanesa e fritos. Mas não é nenhuma novidade o que há dentro de um nuggets de frango – os locais que vendem de fast food têm informações nutricionais publicadas em suas lojas e sites”.

Cuidados com o consumo de nuggets

O Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Empanados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), fala que:  “É caracterizado como empanado o produto cárneo industrializado, feito a partir de carnes de diferentes espécies de animais de açougue, contendo ingredientes, moldado ou não, e revestido de cobertura apropriada que o caracterize”.

Já de acordo com o manual Alimentação Cardioprotetora criado pelo Ministério da Saúde conciliado com o Hospital do Coração, recomenda-se evitar o consumo deste tipo de alimento.

Jamie Oliver, um dos cozinheiros mais famosos e talentosos do mundo, tem um projeto de educação alimentar tendo como objetivo de conscientizar as pessoas sobre o que elas estão comendo. Nesse projeto, ele mostra a fabricação dos nuggets contando com as partes que seriam descartadas do frango,  e ainda afirma que nenhuma mãe ou pai daria ao seu filho, como carcaça moída com pedaços de pele do animal.