Início » Existe vulcão no Brasil? Descubra toda a verdade!
Curiosidades

Existe vulcão no Brasil? Descubra toda a verdade!

As últimas semanas, os brasileiros se depararam com a notícias sobre a erupção de um vulcão nas Ilhas Canárias na Espanha, onde surgiu a informação sobre a possibilidade remota de uma erupção explosiva que poderia causar uma tsunami na costa brasileira.

Após todas as notícias que circularam tanto nas redes sociais como tambem na mídia, muitas pessoas acabaram se questionando sobre essas possibilidades e a possível existência de vulcão aqui no Brasil.

O assunto que provavelmente você já ouviu falar nas aulas de geografia, ganhou novas buscas na internet e toda a verdade sobre vulcões foram descobertas aqui no Brasil. A criação de um vulcão se dá por conta das placas tectônicas que ao se colidir cria esse fenômeno natural.

Quando duas placas tectônicas se encontram elas acabam criando montanhas e vulcões, com milhares de anos de existência como é relatado na ciência em relação ao tempo de vida. No mundo existe várias placas tectônicas, que criam esse tipo de fenômeno.

Por conta do Brasil está em uma localização bastante privilegiada, em relação a outros países. Esses fenômenos naturais acabam não existindo por conta que o Brasil está no meio entre as placas tectônicas.

Há milhões de anos atrás, alguns especialistas e historiadores apontam que na região sul e sudeste ainda quando o Brasil vivia o período em que os continentes eram todos unidos, houve a existência de vulcões que esteve presente em nosso continente e há 200 milhões de anos.

Atualmente não existe nenhum vulcão no Brasil, Por conta desses fenômenos naturais e da localização privilegiada do nosso país que se encontra no meio entre as placas tectônicas, evitando assim a criação de vulcões e até mesmo outros fenômenos naturais que acontecem em alguns países como terremotos.

Veja Também:  Ela ficou trancada por 24 anos em um quarto escuro, o que a polícia descobriu é totalmente assustador

É por isso que no Brasil você não escuta falar sobre esses eventos naturais com frequência por conta da sua localização privilegiada que está bastante distante de onde é formado os furacões, vulcões e terremotos no mundo.