Início » Vídeo: Prefeito chora e apela por ajuda em cidade Catarinense
Notícias

Vídeo: Prefeito chora e apela por ajuda em cidade Catarinense

A pandemia do novo coronavírus parecia estar dando uma trégua no final de 2020 e muitas pessoas já estavam se tranquilizando e voltando às atividades normais. Entretanto, para a surpresa de todos, o mês de janeiro de 2021 trouxe um outra realidade que voltou a assustar a todos. O número de casos voltou de covid-19 voltou a aumentar no mundo inteiro.

E no Brasil ainda presenciamos uma terrível cena que foi o colapso do sistema de saúde de Manaus. Diversas pessoas perderam suas vidas por falta de oxigênio e muitos pacientes precisaram ser transferidos para outros estados. A crise de Manaus foi um alerta importante para os outros estados brasileiros e infelizmente, hoje, quinta(25) o Secretário de Saúde de Santa Catarina soltou uma nota alertando os municípios que o estado está entrando em colapso.

Essa nota veio à público na manhã seguinte ao emocionante apelo feito pelo prefeito de Xanxerê. Segundo ele a cidade já não tem mais vagas para pacientes com a covid-19 e novos pacientes precisam ser encaminhados para outros municípios que também já estão no limite. Por isso, ontem, a prefeitura de Xanxerê fez uma live pelas redes sociais e o prefeito Oscar Martarello chorou e apelou por ajuda do governo estadual e federal:

Xanxerê está dando um grito de socorro para o Brasil. Hoje não se pede mais respirador. Precisamos do governo federal, do governo estadual. Das Forças Armadas. Precisamos remover esses pacientes para outros lugares. Não dá mais para falar em montar leitos de UTI aqui. Não temos tempo. Estamos desesperados, unidos, trabalhando virando a noite.

Além do prefeito, a secretária de saúde da cidade também comentou sobre a situação de Xanxerê. De acordo com ela, três postos de saúde ja foram fechados e mais um será fechado na segunda. Isso porque o centro de triagem está tão lotado que precisam do mais profissionais da saúde para dar conta do trabalho.

Veja Também:  Idoso é parado em blitz e apresenta documento de religiosos.

Assista às declarações do prefeito: