Início » Santa Catarina confirma mais dois casos da nova variante do coronavírus
Notícias

Santa Catarina confirma mais dois casos da nova variante do coronavírus

O estado de Santa Catarina confirmou outros dois casos de Covid-19 causados ​​pela nova variante do coronavírus P.1. A cepa do vírus se espalhou em Manaus (AM), e o primeiro caso foi registrado no SC, em Jonville, na semana passada.

A informação foi confirmada pelo Departamento de Saúde dos Estados Unidos na tarde desta segunda-feira dia 15 de fevereiro, esses casos são importados, correspondendo a um homem de 69 anos e uma mulher de 64 anos.

Depois de chegarem de Manaus, os dois foram internados em Florianópolis em janeiro. Os casos foram diagnosticados por laboratórios privados, e o sequenciamento genético do vírus foi realizado pelo Instituto Adolf Lutz (IAL / SP), em São Paulo, nesta segunda-feira.

O homem de 69 anos foi internado no hospital em 16 de janeiro e apresentou sintomas de coriza, congestão nasal, perda do paladar, febre e dificuldade respiratória. Foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 do Hospital Caridade Imperial, onde recebeu alta.

O paciente de 64 anos foi admitido no hospital em 18 de janeiro devido a dor lombar, febre, tosse seca e saturação abaixo de 95 anos. Como as amostras são processadas em laboratórios privados conveniados com a rede de laboratórios de São Paulo.

Como o paciente tem histórico de viagens de Manaus, o Instituto Adolf Lutz é solicitado a dar suporte para o sequenciamento. Estudos demonstraram que novas variantes do coronavírus podem se espalhar mais facilmente do que a cepa original do vírus que causou o Covid-19. Somos uma empresa familiar.

O primeiro caso variante do estado foi confirmado na última quinta-feira (11). O caso importado é de um paciente de 55 anos que mora em Joinville e tem histórico de visitas a Manaus.

Veja Também:  Caso Bia: Pai da vítima faz triste desabafo e detalhes chocam a todos, "crueldade"

O paciente retornou a Santa Catarina no dia 16 de janeiro quando estava com falta de ar e buscava atendimento em unidade médica. No dia seguinte, 17 de janeiro, ele fez o exame RT-qPCR. De acordo com o alerta emitido em 11 de fevereiro, o Lacen / SC confirmou o resultado positivo da Covid-19 em 18 de janeiro. O paciente também recebeu alta.