Início » Lua “avermelhada” saiba o que pode está por trás deste fenômeno.
Notícias

Lua “avermelhada” saiba o que pode está por trás deste fenômeno.

A coloração da lua em algumas regiões está mudando para um tom avermelhado, isto pode está ocorrendo através das fumaças ocasionadas pelas queimadas que estão consumindo o pantanal da Amazônia. Este efeito é causado pela contato entre a luz do sol e partículas de fuligem suspensas na atmosfera.

O professor Dulcidio Braz Jr explica que com o sol acontece o mesmo, ele fica em um tom mais avermelhado ao se pôr e ao nascer, isso se dá através dos grandes incêndios.

A coloração laranja ou vermelha da lua acontece quando amanhece ou logo assim que anoitece, isso acontece quando o sol está ao céu ao mesmo tempo que a lua.

Quando a lua nasce ela está muito próxima do horizonte  que a luz por ela refletida precisa passar por uma camada da atmosfera terrestre antes mesmo que possa chegar aos nossos olhos, diferentemente do que acontece quando a lua aparece lá no alto no céu, onde o ar é mais rarefeito.

O tom de avermelhado nesse satélite acontece justamente quando há partículas de erupção, poluição na atmosfera ou até mesmo as queimadas, o que justamente está acontecendo atualmente em algumas regiões do país. No entanto, quando ela está lá no alto a sua cor volta ao normal que remete o branco, isto acontece porque o ar rarefeito das altitudes elevadas faz com que ocorra a perca das cores azul, violeta e verde.

Vale lembrar que a lua reflete a luz branca que vem do sol.

O fenômeno da lua avermelhada foi observado em São Paulo e Rio Grande do Sul e também em Curitiba, Paraná.

Atualmente o pantanal vive seu pior momento desde 1998 quando o INPE começou a monitorar as queimadas. Na Amazônia a situação também é preocupante, o bioma já registrou nos primeiro nove meses desde ano 76.030 focos de incêndio.

Veja Também:  PM que arrastou mulher pelas rua do RJ em viatura é condenado. Relembre o caso

 

Fonte: UOL